Hesíchia de Sousa Brito
Seja Bem-vindo ao Fórum da U.E. Hesíchia de Sousa Brito!

Cadastre-se para participar de nossos eventos e discussões!

A Moderação!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Hesíchia de Sousa Brito
Seja Bem-vindo ao Fórum da U.E. Hesíchia de Sousa Brito!

Cadastre-se para participar de nossos eventos e discussões!

A Moderação!
Hesíchia de Sousa Brito
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Prof. João Paulo] Relatório Semestral de Trabalhos

Ir para baixo

[Prof. João Paulo] Relatório Semestral de Trabalhos Empty [Prof. João Paulo] Relatório Semestral de Trabalhos

Mensagem  Administrador Sex Jul 06, 2012 3:11 am

Em mais um ano letivo, as atividades atribuídas a mim, foram direcionadas especialmente para o turno vespertino, em todas as turmas de 2º ano, com a utilização da estrutura proposta na coleção de autoria de Leila Lauar e Douglas Tufano. Os conteúdos abordados contemplam um estudo baseado sobretudo em textos, não só em literatura, mas também relacionados às aplicações de regras gramaticais. Com relação às turmas, houve uma plena adaptação dos conteúdos à realidade da clientela, uma vez que o perfil das quatro turma difere um pouco, sendo as turmas D e E, com maiores índices de rendimento que as F e G.

Procurei trabalhar sempre em uma linha expositiva dos assuntos, dando ênfase primeiramente à Literatura, depois ao uso da língua e produção de texto. Todas as linhas de pensamento eram canalizadas para uma discussão saudável e dentro do planejado a cada mês. As dificuldades sempre existem, mas com estratégias como uso de resumos, esquemas e exercícios, amenizamos as disparidades existentes em cada uma das turmas.

Com o encerramento do semestre, após a apuração dos resultados, foi percebida uma clara melhoria na maioria dos alunos, onde passam a perceber de forma mais detalhada, todas as características dos assuntos estudados (como o Romantismo e algumas classes gramaticais). Ao final do semestre, foi lançado também o Projeto "Leitura em minhas Férias", com o objetivo de unir três elementos essenciais à aprendizagem dos alunos:

- Leitura de obras literárias, indicadas no próprio livro adotado pela escola;
- Pesquisa e utilização da internet, com a movimentação do fórum interno de discussão de nossa unidade de ensino;
- Elaboração de trabalhos e exposição de conteúdo por parte dos alunos, já no início das aulas do 2º semestre.

Com tudo que foi exposto, percebe-se que 90% do planejado foi concretizado, com esforço e dedicação. Ainda é preciso melhorar muito, conquistando todos os alunos, para que queiram e a partir daí, extrair o máximo de cada um deles. É evidente que isso depende de cada um dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, quero agradecer todos que de certa forma ajudaram, dando apoio a tudo que foi feito nessas turmas de 2º ano, de nossa escola.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 152
Data de inscrição : 28/07/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos