Hesíchia de Sousa Brito
Seja Bem-vindo ao Fórum da U.E. Hesíchia de Sousa Brito!

Cadastre-se para participar de nossos eventos e discussões!

A Moderação!

Dicas para o ENEM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para o ENEM

Mensagem  Elizalda Carvalho em Sab Set 03, 2011 8:28 pm


Analisando as várias edições do ENEM pode-se constatar que alunos atentos à atualidade têm mais chances de fazer uma boa prova e principalmente com uma boa base de leitura, porque os enunciados das questões são longos.
Alguns especialistas indicam que acompanhar as notícias auxilia bastante. O exame utiliza textos e referências recentes e cobra que o candidato analise criticamente temas como sustentabilidade, meio ambiente, fontes energéticas,utilização dos recursos naturais e impactos ambientais, sociais e econômicos da ação do homem. O exame, no entanto, não exige um acompanhamento” bitolado” dos últimos acontecimentos.
No Enem , edição de 2010 trinta e nove questões trouxeram notícias, gráficos e imagens referentes aos últimos meses que antecederam ao exame. Como por exemplo: a polêmica construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; a notícia sobre a morte de animais no zoológico de SP que foram envenenados , dentre outros acontecimentos noticiados.

Possíveis temas

Assuntos que permitem diversas formas de abordagens são fortes candidatos a cair no Enem e devem ser priorizados pelos estudantes . A morte de Osama Bin Laden, por exemplo, está relacionada com os atentados de 11 de setembro, com as intervenções dos EUA em países islâmicos e com a conjuntura do Oriente Médio. Pode aparecer tanto na parte de Geografia ou na História.

A crise econômica dos EUA , iniciada em 2008 com reflexos na economia do mundo; o terremoto seguido de tsunami no Japão; a implantação das UPP(Unidades de Polícia Pacificadora) nas favelas do RJ é também possível porque está ligado à vida urbana, pobreza, violência, etc.; também podem aparecer sobre a posse da presidente Dilma e o papel da mulher na sociedade contemporânea. É bom lembrar que o ano de 2011 foi considerado o ano internacional dos e das afrodescendentes além de se falar muito sobre diversidade de gênero e raça; os conflitos no Oriente Médio e a luta pela democracia ( no caso da Líbia ) e dos direitos humanos no mundo árabe.

Uma observação merece ser feita: O Programa Mulher e Ciência do Governo Federal e entidade ONU mulheres para a igualdade de gênero lançou até um concurso no segundo semestre de 2011 para diversas categorias na educação sobre o Tema: IGUALDADE DE GÊNERO .Então, entende-se que vem sendo discutido muito nos últimos tempos tal tema. Segundo o coordenador do cursinho Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, assuntos de cunho social e atuais costumam ser tema de redação do Enem. O professor tem razão porque na última edição os alunos tiveram que dissertar sobre o trabalho escravo , lembrando que os trechos de apoio eram reportagens acessadas em 2010.

Aos candidatos do Enem 2011, bons estudos e boa sorte!!
avatar
Elizalda Carvalho
Professor
Professor

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/08/2011
Localização : Piracuruca-Pi

http://blogdazalde.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum