[ROTEIRO] Trabalho de Literatura (1 C, D, G, I)
Página 1 de 1
[ROTEIRO] Trabalho de Literatura (1 C, D, G, I)
Roteiro preparado para os alunos do 1º Ano C, D - Manhã / 1º G, I - Tarde.
Caros alunos,
Estou disponibilizando para vocês, o roteiro que será repassado nas próximas aulas, para dar continuidade ao projeto de análise da obra "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. Segue abaixo o passo a passo e ao final um pequeno cronograma de execução das atividades, durante o mês em curso (agosto/2011):
Agora vamos ao seguinte passo. Comentarei sobre cada parte do trabalho a ser elaborada:
1. Capa do trabalho
Aqui vocês estarão colocando todas as informações básicas referentes ao trabalho em questão:
Veja o modelo no quote:
No sumário vocês estarão colocando os próximos passos em relação ao trabalho, vejamos no modelo o que você irá colocar nesta página:
Neste capítulo do trabalho, vocês irão descobrir em sua pesquisa, qual foi o momento da história em que a obra foi escrita. Quais os aspectos históricos que envolveram o autor, para que ele escrevesse a obra daquela forma.
Vocês poderão escrever em forma de texto, devidamente organizado em parágrafos, ou em tópicos, listando os principais acontecimentos que envolveram a época pesquisada.
Já neste outro capítulo, vocês irão explorar qual escola literária pertence a obra em estudo, ou seja, qual movimento literário pertence a obra de Shakespeare?
Em seguida, depois de estudar sobre a escola, relacionem as principais características da escola como um todo.
Neste ponto, de grande importância para a suas pesquisas, vocês estarão mencionando quais são as características que marcam a obra "Romeu e Julieta". É válido ressaltar que estas características poderão coincidir com as características da escola, devido a influência que exerce sobre o autor, pertencente a esta época.
Pronto! Aqui é o momento especial do trabalho, onde vocês irão falar sobre os principais acontecimentos que envolveram as personagens da ficção.
Façam um relato não muito longo, procurem ser objetivos e concisos, indo direto aos pontos principais, sem desviar do foco da obra.
Não se recomenda COPIAR de lugar algum! Procurem criar, com suas próprias palavras, de modo a reproduzir o que ocorrera no livro.
Nesta parte do trabalho, a equipe vai pesquisar sobre a vida de William Shakespeare. Quem foi e o que fez em sua trajetória de vida?
Sejam breves, tomando o cuidado de sempre o cuidado de escrever com clareza e objetividade! Não percam o foco do assunto.
Pronto, estamos quase no final do trabalho! Façam agora uma relação das principais obras, destacando ano em que foram escritas e o principal tema de cada uma, se for possível.
Neste ponto, finalmente, vocês estarão comentando somente, qual a opinião pessoal da equipe em relação ao trabalho e o esforço que tiveram em elaborar o mesmo. Acharam difícil ou fácil?
A obra agradou a maioria ou não? Por quê?
Gostariam de outros trabalhos futuros, envolvendo outras obras literárias?
Soltem a criatividade de vocês! Quero ver capricho nesta parte do trabalho, EM ESPECIAL!
Relacionem tudo o que pesquisarem, seguindo os exemplos:
- Se pesquisarem em livros:
- Se pesquisarem em sites:
Informações complementares:
- Filme na Usina de Cultura - Dia 02/08/2011 Ok!
- Leitura do livro e orientação em relação à elaboração do trabalho, até esta semana;
- Formação das equipes e elaboração do trabalho escrito para entrega ao professor: até 15 de agosto de 2011;
- Elaboração de material para exposição (Vida e Obra do Autor): até 26 de agosto de 2011;
- Evento de apresentação de todos os trabalhos criados pelos alunos em um momento especial: dia 30 de agosto de 2011.
Observação:
- Este tópico foi escrito por mim e é apenas uma sugestão para a elaboração do trabalho de literatura, em parceria com as áreas de Inglês, Espanhol e Artes.
- A sugestão será adotada como obrigatória, para as turmas 1ª C, D, G e I e funcionará como instrumento de avaliação;
- Quem copiar qualquer parte deste texto, não esqueça de colocar os devidos créditos. Reconhecer aquele que produziu o material é importante e estimula a futuras parcerias.
Abraços do Professor e amigo,
João Paulo Brito!
Caros alunos,
Estou disponibilizando para vocês, o roteiro que será repassado nas próximas aulas, para dar continuidade ao projeto de análise da obra "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. Segue abaixo o passo a passo e ao final um pequeno cronograma de execução das atividades, durante o mês em curso (agosto/2011):
- Trabalho em equipes de 5~7 componentes;
- Pesquisa livre: em livros e na internet;
- Entrega de trabalho escrito ou envio de tópico elaborado de acordo com as regras, via PM;
- Valor final: 2,0 pontos (em cada uma das disciplinas parceiras do projeto)
Estrutura do Trabalho
1. Capa do trabalho
2. Sumário
3. Contexto histórico
4. Escola Literária e características gerais;
5. Características da obra em análise
6. Resumo do livro "Romeu e Julieta"
7. O Autor: biografia
8. Principais obras escritas
9. Conclusão
10. Bibliografia consultada
Margens, fonte e tipo de papel
Para os trabalhos que forem apresentados por escrito, recomendo a cada equipe, que siga às orientações:
- Papel: A4
- Fontes sugeridas: Arial, Times New Roman, Calibri ou Verdana
- Margens: 3 cm ^ / 3 cm < / 2 cm > / 2 cm v
Agora vamos ao seguinte passo. Comentarei sobre cada parte do trabalho a ser elaborada:
1. Capa do trabalho
Aqui vocês estarão colocando todas as informações básicas referentes ao trabalho em questão:
Veja o modelo no quote:
Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito
1ª Série "___" - Ensino Médio - Turno: ____________________
Discilpina: Língua Portuguesa
Professor: João Paulo Brito
Trabalho de Literatura
Análise da Obra "Romeu e Julieta" - William ShakespeareEquipe: __________________ nº ____Em ordem alfabéticaPiracuruca - PI
Agosto - 2011
2. Sumário
No sumário vocês estarão colocando os próximos passos em relação ao trabalho, vejamos no modelo o que você irá colocar nesta página:
SUMÁRIO
1. Contexto histórico
2. Escola Literária e características gerais;
3. Características da obra em análise
4. Resumo do livro "Romeu e Julieta"
5. O Autor: biografia
6. Principais obras escritas
7. Conclusão
8. Bibliografia
3. Contexto histórico
Neste capítulo do trabalho, vocês irão descobrir em sua pesquisa, qual foi o momento da história em que a obra foi escrita. Quais os aspectos históricos que envolveram o autor, para que ele escrevesse a obra daquela forma.
Vocês poderão escrever em forma de texto, devidamente organizado em parágrafos, ou em tópicos, listando os principais acontecimentos que envolveram a época pesquisada.
4. Escola Literária e características gerais
Já neste outro capítulo, vocês irão explorar qual escola literária pertence a obra em estudo, ou seja, qual movimento literário pertence a obra de Shakespeare?
Em seguida, depois de estudar sobre a escola, relacionem as principais características da escola como um todo.
5. Características da obra em análise
Neste ponto, de grande importância para a suas pesquisas, vocês estarão mencionando quais são as características que marcam a obra "Romeu e Julieta". É válido ressaltar que estas características poderão coincidir com as características da escola, devido a influência que exerce sobre o autor, pertencente a esta época.
6. Resumo do livro "Romeu e Julieta"
Pronto! Aqui é o momento especial do trabalho, onde vocês irão falar sobre os principais acontecimentos que envolveram as personagens da ficção.
Façam um relato não muito longo, procurem ser objetivos e concisos, indo direto aos pontos principais, sem desviar do foco da obra.
Não se recomenda COPIAR de lugar algum! Procurem criar, com suas próprias palavras, de modo a reproduzir o que ocorrera no livro.
7. O Autor: biografia
Nesta parte do trabalho, a equipe vai pesquisar sobre a vida de William Shakespeare. Quem foi e o que fez em sua trajetória de vida?
Sejam breves, tomando o cuidado de sempre o cuidado de escrever com clareza e objetividade! Não percam o foco do assunto.
8. Principais obras escritas
Pronto, estamos quase no final do trabalho! Façam agora uma relação das principais obras, destacando ano em que foram escritas e o principal tema de cada uma, se for possível.
9. Conclusão
Neste ponto, finalmente, vocês estarão comentando somente, qual a opinião pessoal da equipe em relação ao trabalho e o esforço que tiveram em elaborar o mesmo. Acharam difícil ou fácil?
A obra agradou a maioria ou não? Por quê?
Gostariam de outros trabalhos futuros, envolvendo outras obras literárias?
Soltem a criatividade de vocês! Quero ver capricho nesta parte do trabalho, EM ESPECIAL!
10. Bibliografia consultada
Relacionem tudo o que pesquisarem, seguindo os exemplos:
- Se pesquisarem em livros:
BRITO, João. História da Literatura Brasileira em Citações. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010;
Observem que temos:
- Autor (sobrenome, nome);
- Título do livro pesquisado;
- Edição;
- Local;
- Editora;
- Ano de publicação.
- Se pesquisarem em sites:
Vida de William Shakespeare. Artigo disponível em: www.williamshakespeare.org.br
Observem agora que temos:
- Nome do trabalho pesquisado;
- Tipo de trabalho (na frente);
- Disponível em e, logo após, o endereço eletrônico da página.
Informações complementares:
- Filme na Usina de Cultura - Dia 02/08/2011 Ok!
- Leitura do livro e orientação em relação à elaboração do trabalho, até esta semana;
- Formação das equipes e elaboração do trabalho escrito para entrega ao professor: até 15 de agosto de 2011;
- Elaboração de material para exposição (Vida e Obra do Autor): até 26 de agosto de 2011;
- Evento de apresentação de todos os trabalhos criados pelos alunos em um momento especial: dia 30 de agosto de 2011.
ENTREGA DO TRABALHO! DIA 26 / 08 / 2011
- As equipes ao prepararem os trabalhos escritos, poderão fazê-lo de duas formas:
* Entreguem para mim, em sala de aula, o trabalho digitado, de preferência, sendo cada tópico do trabalho iniciando sempre em uma página;
* Mandarem via MP (Mensagem Particular), para mim. Vocês poderão clicar aqui e enviar a mensagem contendo o material da equipe. Todos os membros deverão estar devidamente cadastrados no fórum interno da escola.
Observação:
- Este tópico foi escrito por mim e é apenas uma sugestão para a elaboração do trabalho de literatura, em parceria com as áreas de Inglês, Espanhol e Artes.
- A sugestão será adotada como obrigatória, para as turmas 1ª C, D, G e I e funcionará como instrumento de avaliação;
- Quem copiar qualquer parte deste texto, não esqueça de colocar os devidos créditos. Reconhecer aquele que produziu o material é importante e estimula a futuras parcerias.
Abraços do Professor e amigo,
João Paulo Brito!
Administrador- Admin
- Mensagens : 152
Data de inscrição : 28/07/2011
Idade : 28
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|