Hesíchia de Sousa Brito
Seja Bem-vindo ao Fórum da U.E. Hesíchia de Sousa Brito!

Cadastre-se para participar de nossos eventos e discussões!

A Moderação!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Hesíchia de Sousa Brito
Seja Bem-vindo ao Fórum da U.E. Hesíchia de Sousa Brito!

Cadastre-se para participar de nossos eventos e discussões!

A Moderação!
Hesíchia de Sousa Brito
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Semana da Pátria

Ir para baixo

Semana da Pátria Empty Semana da Pátria

Mensagem  Administrador Sáb Set 03, 2011 4:52 am

Amigos, por ocasião da Semana da Pátria, trago pra vocês um ótimo texto. Vejam!


Semana da Pátria

É bastante fácil criticar os políticos e governantes pelas dificuldades da nossa pátria. Isto já é muito importante. Não podemos ser passivos(as) e acomodados(as). Mas a Semana da Pátria nos coloca num desafio maior: se o Brasil é nosso, e também é meu, que tipo de pátria queremos fazer dele? Como podemos participar dessa história? O que vamos legar aos que vierem depois de nós? Os subsídios que apresentamos abaixo talvez possam contribuir neste debate. São mensagens dirigidas àqueles(as) que não se conformam com a mediocridade, os politicamente alfabetizados!

Histórico

A Semana da Pátria acontece em torno do dia 7 de setembro, data em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil. No ano de 1822, diversos grupos das elites brasileira e portuguesa discutiam quanto aos rumos que os países deviam tomar. Aristocratas e comerciantes do Brasil buscavam mais liberdade, em termos econômicos e políticos. Já as Cortes portuguesas desejavam uma recolonização do Brasil. Pedro de Alcântara, reunindo os interesses da opinião pública brasileira, de sua esposa d. Maria Leopoldina, e do ministro José Bonifácio, decidiu por proclamar a independência do Brasil.

Em uma versão romântica da história, este fato é apresentado como um ato heróico de d. Pedro I. Quando estava às margens do riacho Ipiranga, no estado de São Paulo, recebeu uma correspondência de d. João VI, seu pai e rei de Portugal, o qual exigia submissão ao Reino Português. Nesse momento, d. Pedro teria gritado as famosas palavras “independência ou morte!”, passando a ser o imperador do Brasil, aclamado e coroado, no final deste ano.

A Independência, no entanto, foi mais burocrática do que heróica. Para ser reconhecido como país independente, o Brasil precisava do reconhecimento oficial das outras nações. Para isso, mediante acordos comerciais extremamente desfavoráveis ao nosso jovem país, a Inglaterra usou seu exército de mercenários e seu prestígio internacional para garantir a independência. Além disso, nosso governo pagou a indenização de dois milhões de libras esterlinas a Portugal. O reconhecimento veio, finalmente, em 1825.

Passados quase 200 anos, ainda há quem discuta se o Brasil já conquistou, verdadeiramente, sua independência. Afinal, de lá pra cá, existiram muitos momentos em que o Brasil não foi soberano em suas decisões. A grande influência da Inglaterra no século 19 passou para os Estados Unidos no decorrer do século 20, e assim nosso país participou de guerras que não nos interessavam, teve instalada uma ditadura militar que interessava mais aos estrangeiros do que ao nosso povo e fez acordos que prejudicaram nossa economia e aumentaram nossas dívidas. Enquanto isso, grande parte da população continuou sofrendo as mesmas mazelas: fome, falta de cuidados médicos e de educação.

Em um mundo globalizado, regido pelas multinacionais, é impossível conquistar uma verdadeira independência dos interesses políticos e econômicos que manipulam as nações. No entanto uma visão menos heróica e mais realista de nosso passado pode nos ajudar a perceber que rumos nosso país precisa tomar.

FONTE: Mundo Jovem

Este é um ótimo texto que tem o propósito de nos fazer refletir sobre a situação de independência em nosso país!
Comentem!

João Paulo
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 152
Data de inscrição : 28/07/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos